As causas que levam ao aparecimento de miopia e seu crescimento são diversas, destacando-se a predisposição genética (mãe e / ou pai miópico), idade (pediatria e adolescência), raça (maior prevalência em asiáticos) e fatores educacionais como o número de horas sob a luz do sol ou esforço excessivo motivado pelo uso intensivo da visão de perto (leitura, telemóvel).
Certas patologias oculares em adultos estão relacionadas com a magnitude da miopia adulta. Ou seja, quanto mais miopia o adulto tiver, maior será a probabilidade de desenvolver essas patologias. São doenças a ter em conta, pois podem levar a certos graus de deficiência visual, dependendo da sua gravidade: descolamento de retina, glaucoma, maculopatia miópica, cataratas 2,3,4 etc.
TABELA DE MIOPIA
Portanto, uma forma de prevenir essas doenças é tentar fazer com que a miopia das nossas filhas e filhos cresça o mínimo possível. Ao diminuir a taxa de crescimento da miopia, tornamos a miopia da sua filha ou filho menor do que seria se eles estivessem utilizando correcção em óculos ou lentes de contacto normais. Como a miopia final da sua filha ou filho será mais baixa, a possibilidade de desenvolver essas doenças oculares no futuro também será menor. Por outras palavras, ao controlar a progressão da miopia com ESENCIA, estamos a reduzir o risco de desenvolver patologias oculares no futuro.