O aumento do número de pacientes com miopia e a progressão da miopia são cada vez mais comuns, principalmente em crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
A era da tecnologia significa que estamos cada vez mais conectados e que passamos mais horas a trabalhar com aparelhos eletrónicos a distâncias curtas, o que favorece essa progressão da miopia.
Vários são os fatores que favorecem o aumento da miopia, como predisposição genética, excesso de horas de trabalho em tarefas de visão próxima, desenvolvimento ou crescimento hormonal e alguns medicamentos ou patologias sistémicas.
Devido às complicações que podem surgir a um paciente com alta miopia na idade adulta, surge a necessidade de controlar sua progressão desde a mais tenra idade.
Existem inúmeros métodos de controle da miopia como lentes nocturnas de ortoqueratologia (orto-k), lentes de desfoque periférico (Esencia®) ou medicamentos. Mas além de atuar diretamente sobre ela, as regras de “higiene visual” são de vital importância para controlar o aumento na miopia.
Essas regras são benéficas para todos, mas principalmente para crianças e adolescentes com miopia, por meio dessas indicações tentaremos minimizar o avanço dessa condição. Se a criança não usa óculos, mas tem histórico familiar de miopia, é muito interessante usar estas regras como prevenção:
- Os móveis devem ser adaptados à altura da criança ou do adulto, uma mesa muito alta fará com que nossa distância de trabalho seja menor, contribuindo para forçar todo o nosso sistema visual.
- A cadeira certa para a sua altura, as costas direitas apoiadas no encosto, os ombros para trás, os pés apoiados no chão e o peso bem distribuído para que os dois olhos fiquem à mesma distância da área de trabalho.
- Iluminação natural sempre que possível, caso não seja possível deveremos ter dois tipos de iluminação, uma ambiente e outra na área de trabalho. Esta última não deve ofuscar ou criar sombras.
- Se a pessoa for destra, vamos colocar a iluminação à esquerda e se for canhota, vamos colocá-la à direita. É importante evitar reflexos no papel.
- Distância de trabalho adequada: A distância ideal para que o sistema visual não seja forçado é do cotovelo à primeira falange do dedo médio, posicionando o texto e o cotovelo ao lado que apoiamos a cabeça na mão e nos dá a aproximação distância.
- Faça intervalos curtos de 2 minutos a cada 30 minutos de estudo e olhe para longe, se possível através duma janela.
- Recomenda-se passar o máximo de tempo possível ao ar livre, pois de acordo com os últimos estudos sobre o avanço da miopia, estar no exterior é um bom método para diminuir o avanço desta, saindo para espaços abertos onde nossos olhos não tem que fixar em distâncias médias e curtas.
- A alimentação também tem um papel importante, nela devemos incluir a vitamina A (leite, cenoura, ameixa, gema de ovo) e frutas e vegetais.
- Estimular a visão periférica: Quando andamos na rua, damos um passeio na praia ou na montanha, devemos tentar usar nossa retina periférica, quero dizer olhar para longe e estar atento a todo o campo visual, não apenas a parte central.
- A distância correta para assistir televisão seria igual ou maior que 6 vezes a diagonal da televisão, sempre com a luz da sala acesa.
- Não leia deitado na cama, pois a distância de leitura é reduzida e a postura não é adequada.
- Evite ler no carro ou no comboio, é melhor olhar para o horizonte.
É aconselhável fazer uma avaliação visual todos os anos com o seu optometrista de confiança.